icone_serv_registro_marcas Registro de Marcas

Marcas são ativos que transferem credibilidade, estilo de vida e qualidade a um produto. Seu valor é incalculável, pois ela é criada sobre o trabalho árduo de profissionais, que diariamente buscam conquistar o coração e a mente de cada consumidor.

Uma marca que ocupa o inconsciente do consumidor tem um diferencial competitivo enorme neste mercado globalizado. E quando não é devidamente protegida, todo o trabalho e capital investido na sua criação por anos pode se perder da noite para o dia.

O registro de Marcas garante a exclusividade de utilização sobre um nome, produto ou logotipo no território nacional pelo prazo de 10 anos, podendo ser renovado sucessivamente sem limite, e também é concedido pelo INPI – – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

A marca pode ser:

– Nominativa: é aquela formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números.
– Figurativa: constituída por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe, etc.
– Mista: combina imagem e palavra.
– Tridimensional: pode ser considerada marca tridimensional a forma de um produto quando é capaz de distingui-lo de outros produtos semelhantes.

 

Não é incomum um empresário utilizar uma marca por longo tempo e descobrir depois que ela já tem dono, obrigando-o a abandonar todo investimento em marketing, comunicação, treinamento e desenvolvimento para construí-la e recomeçar do zero.

Por isso, todo processo de registro de marca tem início com uma pesquisa bem detalhada para evitar futuros transtornos jurídicos.

O trâmite do processo de registro de marca dura cerca de 3 anos.

Clique aqui e solicite um orçamento!