Pandemia não tem hora para acabar, mas os negócios não podem parar

Entenda como retomar as empresas com os devidos cuidados

O home office se tornou uma realidade após o início da pandemia. Imagem: Pixabay

As vacinas ainda são incertas e isso é mais que normal, já que é um processo extremamente delicado o de desenvolver uma vacina, ainda mais quando se trata de um vírus conhecido há pouco tempo pela comunidade científica.

Enquanto isso, máscara, álcool 70% e o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia entraram na nossa vida para ficar por tempo indeterminado.

No início enquanto não sabíamos quase nada sobre o novo Coronavírus foi necessário parar com tudo, agora, devido à imunidade de rebanho, é possível retomar algumas atividades com cuidados.

Se você tem seu próprio negócio, aqui vão dicas importantes sobre a retomada da sua empresa em meio à pandemia:

1. O novo normal? Informe-se.

O conceito de normal mudou muito e para as empresas não tem nada de normal com uma perda financeira e de saúde mental tão grande para os micro, pequenos e médios empresários e até para grandes empresas. Então, antes de tudo é preciso entender este novo cenário. Por isso, esteja absolutamente muito bem informado sempre a respeito de todas as atualizações referentes à pandemia e se há orientações específicas para seu tipo de negócio. Por exemplo, para o ramo de alimentação os protocolos são extremamente rigorosos e merecem toda atenção. Já para outros segmentos, como alguns serviços que podem ser executados pelo home office, as medidas de segurança são mais amenas, bastando os cuidados individuais. Então, assista aos principais noticiários, compartilhe informações com pessoas que tenham a contribuir e mantenha-se bem informado sempre.

2. Cuide do caixa da sua empresa.

Essa valiosa dica vale para sempre, com ou sem pandemia, mas, agora ela é mais valiosa ainda. Revise detalhadamente seu fluxo de caixa fazendo cortes do que não é essencial e, se possível, guardando algum dinheiro, já que não sabemos como será o ano de 2021. Desde o início da pandemia, mais de 700 mil empresas fecharam as portas no Brasil (IBGE, julho de 2020). Então, 2021 será um ano de reflexos desse cenário. Organize suas finanças!

3. Cuide da saúde mental das pessoas que tocam o seu negócio.

Não é só a saúde física que conta agora, a saúde mental é extremamente importante porque o baque emocional foi e está sendo grande desde o início da pandemia. Observe se algum colaborador, parceiro está com comportamento diferente, apresentando picos de estresse e ansiedade e tente ouvir a pessoa sem fazer julgamentos. Além disso, tente encontrar um serviço de atendimento psicológico para a pessoa – há muitos gratuitos e online. E, claro, observe sua própria saúde mental. Sem saúde não há negócio que prospere.

4. Cuide da sua marca. Ela é seu maior patrimônio.

Você sabia que o volume de dados online aumentou muito durante a pandemia? É natural, imagina só quanta gente pesquisando na internet sobre a doença, cuidados, notícias, comprando online?

As vendas online aumentaram mais de 200% durante a pandemia no mundo (Valor Investe, junho de 2020). Por isso, mais do que nunca você precisa cuidar da sua marca fazendo o pedido do registro de marcas e patentes para assegurar que você possa continuar usando sua marca daqui para frente.

Para finalizar, não menos importante, temos uma boa notícia para você. A consulta para saber se sua marca está disponível para o pedido de registro é GRATUITA aqui na Martins & Fernandes Marcas e Patentes!

Consulte um de nossos especialistas em registro de marcas e patentes e será um prazer lhe atender! Comece agora mesmo o primeiro passo para você ter o seu e-commerce.

Em breve voltaremos com mais conteúdo sobre o mundo dos negócios para os micro, pequenos, médios e grandes negócios brasileiros.

Acompanhe os próximos posts aqui no Blog e também pelas nossas redes socais, sempre haverá conteúdo novo para você e seus negócios.

Um forte abraço e bons negócios sempre!