Lojas virtuais tiveram aumento de 71% desde a quarentena

Brasileiro que já comprava pela internet, agora passou a comprar mais ainda. Imagem: Pixabay

Uma pandemia, muitas vidas perdidas e uma reviravolta na vida de todo o mundo. Aqui no Brasil não foi diferente. Atualmente, seguimos com todos os cuidados, pois o número de infectados ainda é alto. E tudo isso ocasionou também uma mudança de comportamento do consumidor.

Ao não poder sair de casa ou ter que evitar ao máximo as saídas, o consumidor se viu diante de uma única solução – comprar pela internet.

Desde a quarentena o número de compras pela internet aumentou 71% e se compararmos ao ano de 2019, o crescimento foi de 82,1% (dados do Compre&Confie, junho de 2020).

O Google também relatou um número muito maior em suas buscas, segundo a empresa, as pesquisas aumentaram 13%.

“Para colocar em perspectiva, nos EUA, a atividade de pesquisa relacionada ao coronavírus em seu pico foi quatro vezes maior do que durante o pico do Super Bowl”, afirmou o CEO do Google, Sundar Pichai. (Fonte: Olhar Digital).

Mesmo durante uma pandemia, as pessoas ainda precisam comer, vestir, comprar remédios e a maior parte desses itens foi entregue a partir de compras feitas pela internet.

A chegada do inverno também movimentou as lojas que vendem roupas para o frio. Quem não estava com seu guarda-roupas de inverno atualizado, precisou pedir moletons, casacos e calças quentinhas pelas lojas virtuais.

Quem já atendia pelo ambiente online reforçou seus estoques e logística. Quem não vendia, entrou para o mundo do e-commerce.

Mas, ter um e-commerce do dia para a noite não é tão simples. É preciso planejamento. Aqui vão algumas dicas para que sua loja se saia bem também no mundo virtual.

Preciso montar um e-commerce, e agora?

  • Pesquise se o nome da sua marca está disponível para registro de marca. Isso pode ser feito por meio de uma empresa especializada em registro de marcas e patentes. Isso porque, com a maior exposição da sua marca no ambiente virtual, sem o registro de marca, sua empresa fica vulnerável e pode perder o direito de usar sua marca.
  • Registre, o quanto antes, o domínio do seu site. O domínio do site é diferente do registro de marca. Você precisará dos dois e um não assegura o registro do outro.
  • Reforce seu estoque. Nada mais desagradável para o consumidor que vai comprar, escolhe o produto, coloca no carrinho e descobre que não tem mais em estoque. Isso gera frustração e com certeza a ida para a concorrência.
  • Tenha bem definidos seus parceiros para logística. Sejam os Correios, transportadoras ou entregadores locais, você precisa ter a certeza de que as entregas acontecerão dentro do prazo previsto e com qualidade para que isso não se torne um transtorno para sua loja virtual. Em tempos de internet, se sua empresa não entregar direitinho o que vendeu, é muito rápido para sua marca cair nos sites de reclamações de clientes.
  • Divulgue nas redes sociais. Ao contrário do que parece, não é nada fácil ter e manter perfis corporativos nas redes sociais, alimentando-os com frequência e gerando conteúdo relevante e estratégico para alcançar seu público-alvo. Contrate uma agência de comunicação e marketing especializada em marketing digital. Há muitas agências com preços bastante acessíveis para atender especificamente aos pequenos e médios negócios.

Para finalizar, não menos importante, temos uma boa notícia para você. A consulta para saber se sua marca está disponível para o pedido de registro é GRATUITA aqui na Martins & Fernandes Marcas e Patentes!

Consulte um de nossos especialistas em registro de marcas e patentes e será um prazer lhe atender! Comece agora mesmo o primeiro passo para você ter o seu e-commerce.

Em breve voltaremos com mais conteúdo sobre o mundo dos negócios para os micro, pequenos, médios e grandes negócios brasileiros.

Acompanhe os próximos posts aqui no Blog e também pelas nossas redes socais, sempre haverá conteúdo novo para você e seus negócios.

Um forte abraço e bons negócios sempre!