Quem é o verdadeiro Pedro Sampaio?

Ele já era conhecido e depois que fez um show na casa mais vigiada do País, o Big Brother Brasil – BBB, da TV Globo, aí explodiu, cantou com a Anitta e virou o sonho de consumo de muitas cidades que queriam levar seu show para as festas regionais, como as festas juninas.

Sim, é ele, Pedro do Espírito Santo Sampaio, mais conhecido como Pedro Sampaio, o DJ, cantor, compositor e produtor musical de 24 anos virou notícia, novamente, nos últimos dias, só que por causa de outro Pedro Sampaio.

Pedro Sampaio é um nome artístico e requer registro de marca (Imagem: site Folha.uol.com.br)

Tudo começou quando um grande público aguardava pelo DJ Pedro Sampaio no palco de uma festa de São João em Salvador (BA), no Pelourinho, no último dia 26 de junho, mas acabou se deparando com outro Pedro Sampaio, um forrozeiro homônimo que em nada se assemelhava ao estilo do jovem Pedro Sampaio e a confusão viralizou nas redes sociais e sites de notícias.

O governo baiano divulgou em uma rede social as atrações da festa junina e na lista estava o nome Pedro Sampaio, porém, sem fotos.

E eis que no dia do show quem subiu ao palco foi o forrozeiro Pedro Sampaio, com mais de quatro décadas de carreira, nascido em Xique-Xique (a 571 km de Salvador).

Logo o cantor de forró falou: “Nosso trabalho é só o forró e eu sou o Pedro Sampaio, o original. O outro que apareceu é do Paraguai. Às vezes até confundem com a gente, mas não cantamos Sentadão. Nosso trabalho é autêntico e original desde 1990”, comentou o artista (Estadão online – 28/06/2022).

O DJ Pedro Sampaio foi até suas redes sociais para esclarecer a situação e explicou que estava na cidade, contudo, para outros compromissos e que não se apresentaria na festança.

A decepção foi grande entre os fãs e agora muitas pessoas ficaram sabendo da existência de um segundo Pedro Sampaio. Ou seria o primeiro. Mas, legalmente, quem deve continuar usando o nome Pedro Sampaio?

Nome artístico é marca – O nome artístico e o de bandas musicais são marcas que se apresentam publicamente, ou seja, pelas quais são conhecidos, por isso, requerem o registro de marca. É como se fosse o nome de uma empresa. Um artista também é uma empresa.

Nesse caso, é necessário saber se os dois artistas com o mesmo nome possuem registro de marca. Se um deles possuir, o outro, automaticamente, não pode utilizar o mesmo nome, mesmo que tenha iniciado a carreira e o uso do nome antes, vale quem registrou o nome/marca antes.

Se nenhum dos dois tiver feito o registro de marca, ambos precisam correr para registrar e vencerá quem conseguir o deferimento primeiro.

Se o que já registrou a marca quiser, ele pode entrar com uma ação judicial para impedir que o outro artista siga utilizando o mesmo nome. Mas, se não tomar qualquer ação legal, ambos poderão seguir com os nomes iguais.

Não há informações a respeito do registro de marcas de ambos até o momento.

Mas, com o ocorrido, fica a dica para as empresas, MARCA SEM REGISTRO É MARCA SEM DONO!

No Brasil, o único órgão responsável pelo registro de marcas e patentes é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, uma autarquia federal brasileira, criada em 1970, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Antecedido pelo Departamento Nacional da Propriedade Industrial.

E para intermediar os processos junto ao INPI entram as empresas especializadas em registro de marcas e patentes, com área jurídica especializada para dar todo o suporte aos clientes.

Se você precisa de auxílio para registro de marcas e patentes, entre em contato e consulte um de nossos especialistas. Será um prazer lhe atender! Fazemos a consulta GRATUITA para verificar a disponibilidade de registro da sua marca e/ou patente em território nacional e internacional.

Em breve voltaremos com mais conteúdo para os micro, pequenos, médios e grandes negócios brasileiros.

Um abraço e bons negócios sempre!