ENTENDA O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ FAZ UMA PESQUISA ERRADA NO PROCESSO DE REGISTRO DE MARCA

 

Um detalhe que pode definir o rumo dos seus negócios no mercado.

 

Quem é empresário, empreendedor, seja micro, médio ou grande, sabe da importância do registro de marca! E, se não sabe, mas, já está atuando ou pretende entrar em breve no mercado, é de suma relevância iniciar uma imersão urgente no assunto, para isso, confira este conteúdo que fala sobre a importância do registro de marca.

No Brasil, o único órgão responsável por registro de marcas e patentes é o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI. É por meio dele que as marcas têm seus pedidos de registro de marca deferidos ou indeferidos.

É com o registro no INPI que você terá a exclusividade da sua marca assegurada, se precavendo do uso indevido da sua marca, pelo período de dez anos, sendo que o registro pode ser prorrogado por sucessivos períodos de dez anos.

Pois bem, para tanto, há alguns passos muito importantes para solicitar o registro da sua marca e, neste conteúdo, vamos falar, especificamente, sobre o passo de pesquisa da sua marca.

 

PESQUISA DE MARCA NÃO É PESQUISA DE GOOGLE

É natural que o dono da marca vá direto para o Google pesquisar se já existe alguma outra marca igual a sua. Porém, isso não é suficiente. Veja bem as diferentes situações.

Uma empresa pode já ter registrado o domínio que tem o mesmo nome da sua marca, mas, não registrou a marca junto ao INPI, portanto, o registro da marca estaria liberado para sua empresa. Sobre as diferenças de registro de domínio e registro de marca, leia aqui.

Ou, também pode acontecer de você não encontrar nenhum domínio com o nome da sua marca, mas, a empresa já ter dado entrada no registro da marca no INPI. Por isso, a pesquisa deve ser feita diretamente no INPI.

pesquisa-errada-registro-de-marca

As pesquisas de registro de marca devem ser feitas junto ao INPI. Imagem: Google

 

TIPOS DE BUSCA DE REGISTRO DE MARCA

Pois bem, agora você já sabe que é preciso pesquisar sua marca pelo INPI e não pelo Google. Existem formas diferentes de pesquisar sua maca no INPI, por exemplo, por palavra-chave, por fonética, pela tradução do nome da marca.

Portanto, isso tudo interfere no resultado da sua busca, e, consequentemente, no seu processo e deferimento ou indeferimento.

Por isso, alertamos que uma simples pesquisa errada pode levar sua marca a um prejuízo muito grande.

 

O QUE VOCÊ PERDE COM UMA PESQUISA ERRADA?

Muito! E o prejuízo não é só no bolso, além de perder o dinheiro investido no registro da marca, pois em um segundo pedido você terá que pagar tudo de novo, você perde um tempo muito precioso. O período de trâmite processual até a decisão, por conta de uma pesquisa errada, leva de 24 a 32 meses! Isso mesmo! Nem dá para calcular o prejuízo de quase três anos com sua marca parada, não é mesmo?

Caso você pesquise sua marca somente por palavra-chave e ela não esteja lá, você fica muito feliz e inicia o processo de requerimento do registro de marca. Porém, esqueceu de consultar por fonética e sua marca estava lá, registrada por outra marca! Logo, seu processo será indeferido. 

Daí a importância de saber fazer a consulta correta da sua marca. O INPI possui um manual técnico para registro de marcas e patentes, porém, como dito, ele é bastante técnico e extenso, o que gera muitas dúvidas para os solicitantes. E o problema maior é que qualquer erro durante o processo pode levar ao indeferimento do pedido de registro de marca.

 

Para quem necessita de auxílio para o registro da sua marca, a Martins & Fernandes fica à disposição, já que possui expertise de mais de 15 anos em registro de marcas e patentes e oferece consultoria gratuita, basta entrar em contato para lhe auxiliarmos e agendarmos um atendimento inicial sem compromisso.

E tem mais, a Martins & Fernandes desenvolveu um e-book gratuito de orientação ao empreendedor que deseja registrar sua marca. Para solicitar o seu basta acessar: http://www.mfmarcasepatentes.com.br/. E caso fique algum esclarecimento, estamos à disposição para auxiliar!

 

Não deixe para amanhã o registro da sua marca! Alguém pode registrar sua marca na sua frente!

 

Um abraço e até o próximo conteúdo!

 

Clique aqui e solicite um orçamento!