QUANTO CUSTA “NÃO” REGISTRAR SUA MARCA?

 Conheça este case de uma empresa que perdeu os direitos de atuar no mercado por não ter o registro de marca e entenda o que levou a empresa a isso

 

No conteúdo de hoje vamos relatar o caso real de uma empresa que nos consultou para registrar sua marca.

Naturalmente, não vamos citar nomes para não expor as pessoas envolvidas, mas, infelizmente, foi real e nos deixou muito tristes.

 

Em 2015 uma empresa chegou até nós por indicação de uma agência de comunicação que sempre nos encaminha clientes novos para registro de marcas e patentes.

A empresa contratou a agência de comunicação para fazer assessoria de imprensa, mídias sociais, campanhas de Google e outras ações de divulgação para expandir sua atuação no mercado. Com isso, a agência de comunicação, assim como sempre faz com todos os novos clientes, orientou a empresa a nos procurar para, antes de iniciarem qualquer divulgação, entrarmos com o pedido de registro de marca, explicando a importância e necessidade do registro, visto que com ações de comunicação, a empresa seria amplamente vista por seu público-alvo e concorrentes.

 

Sobre a importância do registro de marcas e como solicitar o registro, leia aqui.

 

Realizamos a consulta e constatamos que já existia outra empresa, dentro do mesmo segmento de atuação e com uma das palavras do nome da marca igualzinha! Porém, essa empresa ainda não havia registrado sua marca, o que deixava o campo livre para a empresa que nos procurou, fazer o seu registro na frente.

A empresa optou por não fazer o registro da marca porque não gostaria de investir mais um valor naquele momento, visto que acabara de investir em comunicação e marketing.

 

Explicamos para a empresa a importância de ter o registro da marca e que o valor não era tão alto como a empresa imaginava.

“Antigamente existia um mito de que marcas e patentes era caro, atualmente é um custo-benefício, diante da exposição que as marcas têm no mercado”, explica Silvia Martins, Diretora da Martins&Fernandes Marcas e Patentes.

 A empresa seguiu atuando no mercado e estava indo muito bem, porém, meses depois, a concorrência viu sua exposição na mídia e resolveu se proteger registrando sua marca. Com isso, a empresa que nos procurou perdeu o direito de utilizar sua marca no mercado, tendo que derrubar o site de vendas, um e-commerce, retirar do ar todas suas campanhas de marketing e perfis nas redes sociais, já que tudo isso levava sua marca que havia sido registrada por outra empresa.

Foi um processo muito triste, ficamos extremamente abalados. A empresa teria que começar tudo de novo, pensar em uma nova marca, em um novo logotipo, fazer um novo site, tudo novo! Porém, não havia mais orçamento para um investimento dobrado. Ou seja, o investimento que teria com registro de marca teve um custo de muitas vezes mais para a empresa!

 

“Sabemos o valor para registrar uma marca, mas, o valor de não registrar uma marca é imensurável para uma empresa”, Silvia Martins, Diretora da Martins&Fernandes Marcas e Patentes

 

Afinal, quanto custa registrar uma marca?

Quanto ao valor para registrar uma marca, há taxas fixas do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual – INPI, que é o único órgão no Brasil responsável por registro de marcas e patentes. Para registro de marca de empresa ME/EPP, o valor é de R$ 142,00 e para empresa LTDA (que não adere ao Simples Nacional) ou S.A., o valor é de R$ 355,00.

 

Registro de marca não é custo, é investimento! Registrar sua marca é proteger seu maior patrimônio!

 

Registrar sua marca junto ao INPI não é tarefa fácil! É altamente recomendável que você consulte profissionais habilitados a realizar processos de registro de marca.

 

A Martins & Fernandes possui expertise de mais de 15 anos em registro de marcas e patentes e oferece consultoria gratuita, basta entrar em contato para lhe auxiliarmos.

 

Além disso, a Martins & Fernandes desenvolveu um e-book gratuito de orientação ao empreendedor que deseja registrar sua marca. Para solicitar o seu basta acessar: http://www.mfmarcasepatentes.com.br/. E caso fique algum esclarecimento, estamos à disposição para auxiliar!

 

Não deixe para amanhã o registro da sua marca! Alguém pode registrar sua marca na sua frente!

 

Um abraço e até o próximo conteúdo!

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