O primeiro passo é mais simples do que você imagina

Tenha seu próprio negócio e seja seu próprio chefe. Imagem: Pixabay

Querer ter seu negócio próprio e encabeçar o mundo do empreendedorismo já é um excelente primeiro passo. Naturalmente sabemos que não é fácil ter uma empresa própria, mas, está longe de ser algo impossível.

Quer uma dica de ouro? Comece do começo! Sim, parece redundante, mas, essa dica faz toda a diferença.

Quer um exemplo? Quando você já de cara cria seu logotipo e sua marca sem ter feito o registro do seu domínio e da sua marca e lá na frente você descobre que já existia outra empresa com a mesma marca, você precisa dar dez passos para trás e começar tudo de novo.

Isso sem falar que você terá perdido todo o investimento feito. Portanto, antes de qualquer passo, procure por um bom escritório de contabilidade e abra sua empresa formalmente, tenha seu CNPJ. Certamente o profissional de contabilidade vai saber lhe indicar o melhor enquadramento jurídico para sua empresa.

Simultaneamente a isso, consulte uma empresa especializada em registro de marcas e patentes para que ela realize a consulta para saber se você pode utilizar o nome que pensou para sua marca, isto é, para saber se alguma outra empresa já registrou sua marca ou se sua marca está disponível para registro.

Esse processo é possível de ser realizado antes mesmo de você ter seu CNPJ, pois trata-se de um processo de consulta. Você precisará do CNPJ quando, efetivamente, for solicitar o registro da sua marca.

Bem, aí temos duas situações. A primeira é quando sua marca está disponível para registro, então, é só seguir, juntamente com a empresa de marcas e patentes, o processo para o pedido de registro da sua marca.

A segunda situação é quando sua marca já está registrada por outra empresa, nesse caso, você precisa pensar em novos nomes e refazer a consulta de disponibilidade da marca.

Nossa, mas e se eu precisar pesquisar cinco nomes diferentes, vou ter que pagar cinco vezes pela consulta? Aqui na Martins & Fernandes Marcas e Patentes, NÃO. A consulta ou as consultas, quantas forem necessárias, é GRATUITA.

Você pagará somente quando fechar o contrato para dar entrada no pedido de registro da sua marca.

Vamos a um resumo para você iniciar sua vida de dono do próprio negócio:

  1. Procurar pelos serviços de um escritório de contabilidade para abrir sua empresa legalmente.
  2. Escolher o nome fantasia da sua empresa, que é aquele que não necessariamente é a razão social, é o nome que será usado para divulgar sua marca.
  3. Consultar uma empresa idônea e especializada em registro de marcas e patentes para realizar a pesquisa de disponibilidade da sua marca e, posteriormente, solicitar o pedido de registro da sua marca.

Em breve falaremos sobre os próximos passos para você seguir com o sonho e a realização de ter sua própria empresa.

Acompanhe os próximos posts aqui no Blog e também pelas nossas redes socais, sempre haverá conteúdo novo para você e seus negócios.

Um forte abraço e bons negócios sempre!