Setenta anos de um reinado conhecido em todo o mundo

A rainha descansou!

A monarca britânica, Elizabeth II, morreu aos 96 anos na quinta-feira, dia 09 de setembro, no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois de cumprir 70 anos de reinado.

O anúncio foi feito pela família real pelas redes sociais: “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica via redes sociais.

Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica.

Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história, consolidando a marca não somente de um reinado, mas do reinado especificamente da Rainha Elizabeth.

Charles, o filho mais velho, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado. Já no anúncio feito pelas redes sociais, Charles é referenciado como rei e será chamado Charles III.

Para Silvia Martins, especialista em registro de marcas e patentes e fundadora das empresas Martins & Fernandes Marcas e Patentes e Registre Fácil, a rainha foi exemplo de proceder enquanto pessoa que carrega uma marca: “Quando se é muito famoso, não é possível ser totalmente livre quanto ao seu comportamento, uma pessoa muito famosa é referência, exemplo, é seguida e influencia gerações. Um nome muito famoso se torna uma marca, como se fosse um produto ou serviço. A rainha Elizabeth é uma marca e sempre foi conhecida por manter os protocolos de sua monarquia e de cobrar isso da família real, como marca, com o peso que teve sua imagem para o mundo, acredito que ela estava correta ao prezar por sua imagem”, explica a empresária.

O adeus à Elizabeth II seguirá por dez dias conforme protocolos da corte (Imagem: Folha de Pernambuco)

POLÊMICAS

A vida da rainha Elizabeth sempre foi cercada de holofotes desde quando ela era muito jovem, já que seu pai faleceu de câncer quando ela tinha apenas 25 anos, tendo, assim, que assumir seu reinado.

Desde então, Elizabeth não era mais apenas a princesa que curtiria as benesses de uma vida, literalmente, de princesa.

De quando assumiu o reinado do pai, Elizabeth teve olhos, holofotes e toda a atenção do mundo virados para si, contudo, cumpriu à risca todos os protocolos.

Seu reinado foi o mais longevo da história do Reino Unido, sete décadas de coroa. Casou-se com o príncipe Philip, da Grécia e Dinamarca (falecido em 2021) e teve quatro filhos.

Das polêmicas de sua vida, uma das mais conhecidas está atrelada a sua relação não tão amistosa com a ex-nora, a princesa Diana ou Lady Di, conhecida como a Princesa do Povo, que foi casada com o atual Rei Charles, falecida em 1997 em um trágico acidente de carro em Paris (França).

Lady Di também deixou um legado e uma marca muito forte, principalmente por sua atuação junto a comunidades em extrema pobreza no continente africano.

PROTOCOLOS DA MONARQUIA

O corpo da rainha Elizabeth II será levado para despedida nas ruas de Londres e será enterrado no “Dia 10”, ou seja, dez dias após sua morte, na capela memorial Rei George 6°, de acordo com os protocolos da “Operação London Bridge” que prevê plano de ação após a morte da monarca.

Elizabeth II é querida por uns e nem tanto por outros. A vida na monarquia, por si só, já é alvo de críticas em função do distanciamento de realidades perante as classes menos afortunadas.

Entretanto, independentemente de qualquer crítica, o fato é que Elizabeth deixa um legado (seja bom ou ruim, é um legado), deixa uma marca histórica e uma imagem eternizada.

E A SUA MARCA?

Se você precisa de auxílio para registro de marcas e patentes e/ou direitos autorais, entre em contato e consulte um de nossos especialistas. Será um prazer lhe atender! Fazemos a consulta GRATUITA para verificar a disponibilidade de registro da sua marca e/ou patente em território nacional e internacional.

Em breve voltaremos com mais conteúdo para os micro, pequenos, médios e grandes negócios brasileiros.

Um abraço e bons negócios sempre!