QUAL A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA SUA EMPRESA?

 O que devemos levar em consideração ao criarmos uma marca?

 

A importância da marca – Recentemente um diretor de uma das maiores agências de publicidade e propaganda do Brasil foi demitido após ter feito comentário ofensivo sobre os nordestinos em uma rede social. E por que ele foi demitido? Porque ele representava uma marca, ele representava a agência na qual trabalhava e a agência não compactua com esse tipo de comportamento.

Observe que tanto a atitude do diretor, quanto a da empresa geram impacto direto sobre marcas. De um lado o diretor que representava uma marca e não poderia se posicionar como o fez e, agora, manchou também sua marca pessoal; do outro lado a agência que se posicionou como uma marca que não apoia o preconceito contra os nordestinos e, caso tivesse tido postura contrária, também teria impacto sobre sua marca. Imagine que a agência não tivesse se manifestado, sendo detentora de contas de grandes marcas, poderia sofrer retaliações de outras marcas.

Nós somos uma marca com nossos nomes, nossos currículos e histórico pessoal e profissional; nós consumimos marcas todos os dias, desde o momento em que acordamos e escovamos os dentes com o creme dental até a hora de deitar e nos cobrirmos com um lençol de alguma marca.

 

E até que um produto ou serviço chegue até nós, como se dá o processo de construção de uma marca?

Branding O processo de branding passa por diferentes fases, desde o brainstorming, que é o levantamento de tantas ideias quanto necessárias para se chegar ao objetivo desejado; até o benchmarking, que se trata de olhar para a concorrência, analisar o que empresas do mesmo segmento de atuação que o seu estão fazendo; e a escolha de um nome para sua empresa, que, naturalmente, pode levar em consideração também aspectos pessoais, gostos pessoais.

Logotipo – O logotipo é a identidade visual da sua marca, ele pode conter apenas letras e cores ou alguma forma com letras e cores ou, ainda, alguma representação gráfica. Ele só não pode fazer referência a outros logotipos ou marcas que já foram registrados. O logotipo é fundamental para dar “cara” à sua marca. É a partir da imagem do logotipo que você poderá trabalhar a identidade visual da comunicação da sua empresa. Entenda, neste conteúdo, como proteger seu logotipo.

Credibilidade – A credibilidade de uma marca é construída ao longo de anos de atuação no mercado. E se tem um olho clínico é o do consumidor, tudo o que uma marca fizer será rapidamente capturado pelas lentes clínicas de um consumidor.

Registro da marca – Tudo o que foi citado acima não é possível se a marca não for detentora do seu registro de marca. Embora seja o último tópico abordado aqui, propositalmente, para que você possa entender o tanto que poderia perder de investimento e esforço caso não tenha o registro de sua marca.

 

Sem o devido registro da marca vão por água abaixo todo o planejamento, processo de branding, criação de logotipo e, o seu maior valor – sua credibilidade.

Para que uma marca possa atuar no mercado ela precisa ter seu registro de marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, único órgão no Brasil que pode realizar registro de marcas, logotipos, patentes, softwares, etc.

Portanto, antes de iniciar o desenvolvimento da sua marca, é imprescindível realizar, junto ao INPI, a pesquisa sobre a disponibilidade da marca que você deseja registrar. Caso ela esteja disponível para registro, é altamente recomendável que você faça o registro o quanto antes, pois, ao contrário do que pensamos, não somente nós estamos tendo uma ideia única e brilhante, ao mesmo tempo outras pessoas podem ter pensado no mesmo nome para sua marca e, assim, você pode perder o direito de usar a marca que imaginou para seu negócio caso outra empresa a registre antes.

Entenda por que o registro de marca é um investimento e não um custo.

Esperamos ter contribuído para seu entendimento sobre a importância da marca para sua empresa. E caso necessite de auxílio para registrar sua marca, a Martins & Fernandes possui expertise de quase duas décadas de atuação no mercado de marcas e patentes.

Uma marca que não está registrada no INPI pode ser “derrubada” a qualquer momento. Isso mesmo. Temos conhecimento (infelizmente), de muitas marcas que foram desautorizadas de atuar no mercado porque sofreram impugnação da marca que já havia sido registrada.

Imagina elaborar site, investir em redes sociais, fazer seu logotipo, dentre tantas outras ações e… De repente, receber uma notificação de que sua marca não pode mais atuar no mercado? É impensável!

Para que você nunca precise passar por isso, a Martins & Fernandes oferece consultoria gratuita em nosso escritório ou por telefone para lhe orientar sobre como registrar uma marca. Entre em contato e será um prazer lhe atender!

 

Abraços e bons negócios!