07 DÚVIDAS SOBRE REGISTRO DE MARCAS

 

Confira neste conteúdo as respostas para algumas das principais dúvidas sobre o processo de registro de marcas

 

Já sabemos que registrar a marca do seu negócio é fundamental para você iniciar suas atividades no mercado. Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas.

Listamos aqui as principais dúvidas que podem ser as suas também e vamos ajudar a esclarecê-las. Confira!

Uma marca é a identidade da sua empresa que, certamente, reflete a sua identidade! É algo pelo qual você batalhou muito! Por isso, você não vai querer ver sua marca sendo usada indevidamente por aí, não é mesmo?

 

Aqui você encontrará sete super dicas para assegurar o registro e a exclusividade da sua marca! Confira e mãos à obra!

1- Sou obrigado a registrar minha marca?

Não. Não existe uma obrigatoriedade legal para o registro de marcas e patentes, porém, é altamente recomendável e necessário, uma vez que, caso outra empresa registre a mesma marca que a sua, você não poderá (nesse caso, legalmente), fazer uso da mesma marca, o que implica retirar do ar todos os seus canais de comunicação e vendas, por exemplo. É uma baita dor de cabeça além de um grande prejuízo no bolso, portanto, você não é obrigado, mas, com certeza, deve registrar sua marca.

 

2- Posso registrar minha marca junto a um contador?

Sim e não! O registro da sua marca não é emitido por um profissional de contabilidade, ele é apenas o meio pelo qual você pode obter o seu registro de marca, ele vai auxiliar você nos processos para o registro de marca. No Brasil, o único órgão responsável por registro de marcas e patentes é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, que vai garantir, por sucessivos períodos de dez anos, a exclusividade de sua marca.

Outro profissional que pode lhe auxiliar a obter o registro da sua marca está nas empresas especializadas em registros de marcas e patentes, como é o caso da Martins & Fernandes que possui expertise de mais de 15 anos em registro de marcas e patentes e oferece consultoria gratuita, bastando entrar em contato para agendar a consultoria gratuita. Além disso, a Martins & Fernandes desenvolveu um e-book gratuito de orientação ao empreendedor que deseja registrar sua marca. Também é só entrar em contato para solicitar o seu e-book.

Se você é um profissional de contabilidade, temos um conteúdo específico para você sobre registro de marcas!

 

3- Se já registrei meu domínio minha marca já está garantida?

Não! O registro do domínio é a compra do endereço do seu site, ou seja, aquele endereço que leva o “www”. Isso não tem qualquer relação com o registro da sua marca. Entenda em detalhes a diferença entre registro de domínio e registro de marca neste conteúdo!

 

4- A pesquisa no Google é segura para eu saber se minha marca já está registrada?

Não! A pesquisa para saber se sua marca está liberada para registro e se existe outra empresa já utilizando sua marca somente deve ser realizada junto ao INPI. Uma marca igual a sua pode estar na internet, mas, não necessariamente, ter solicitado o registro da marca junto ao INPI. Assim como sua marca já pode estar registrada por outra empresa, mas, não se lançou ainda no mercado, então, você não vai encontrá-la na internet, portanto, reforçando, a pesquisa válida é somente aquela feita junto ao INPI, para isso uma empresa especializada ou um profissional de contabilidade poderão lhe auxiliar.

 

5- Preciso registrar também meu logotipo?

Sim, é importante já registrar também seu logotipo juntamente com sua marca para que sua identidade visual não seja utilizada, na íntegra, ou parcialmente, por outras empresas. Entenda, neste conteúdo, como proteger seu logotipo.

 

6- É muito caro registrar minha marca?

Não! Dizemos isso com total segurança porque o custo de perder o direito de usar uma marca por falta do registro é infinitamente maior do que o investimento feito ao registrar sua marca. Ao perder o direito de usar sua marca você terá perdido, também, todo o investimento feito até o momento na sua empresa. As taxas para dar entrada no registro de marca junto ao INPI variam de R$ 142,00 a R$ 355,00. Entenda por que o registro de marca é um investimento e não um custo.

 

7- Qual o prazo para registrar minha marca depois que o INPI informou que ela está liberada para o registro?

 O quanto antes! Enquanto você não der entrada no processo de registro de marca ela continuará disponível para outras empresas, portanto, tão logo você saiba que a marca está disponível para registro é bom já registrar para não correr o risco de outra empresa chegar na frente. E saiba que isso acontece com muita frequência. Imaginamos que só nós estamos com aquela marca na cabeça quando na verdade muitas outras pessoas podem estar com a mesma ideia!

 

Esperamos ter contribuído para sanar suas principais dúvidas sobre registro de marcas. Caso ainda persistam esclarecimentos nos colocamos à disposição para lhe oferecer atendimento. É só entrar em contato por um dos nossos canais de comunicação.

 

Abraços e bons negócios!